Outros

SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado

Com impulso do governo no SISU 2020 milhares de alunos conseguiram entrar na universidade sem passar por vestibular, tornando mais fácil de ingressar e realizar o sonho de uma formação superior, se pretende se inscrever no SISU 2020 continue acompanhando vamos trazer as principais informações de como participar.

UFPR SISU 600x266 - SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado
SISU 2020

É uma maneira de entrar para a universidade sem ter que passar por vestibular, e fugir de taxas caras de matricula sendo muito vantajoso para alunos que estão terminando o ensino médio e pretendem ingressar num curso superior o programa SISU 2020 já ajudou milhares de alunos e agora chegou a sua chance.

SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada ou simplesmente SISU como muita gente prefere, é um programa criado pelo governo federal ja a alguns anos com intensão de fazer aumentar o numero de universitários seja em instituições publicas ou privadas.

Calendário Vestibular Unesp 2020
Vestibular UCB 2020

O programa facilitou a vida de muitos alunos dando oportunidade em que antes era mais difícil pela prova do vestibular, muitos alunos estão terminando o ensino médio e pretendem fazer a prova do ENEM que é parceiro do SISU 2020, dependendo da nota de corte do programa.

sisu 2020 600x300 - SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado

Para participar o aluno deverá ter feito o exame do ENEM do ano anterior Exame Nacional do Ensino Médio a nota de corte em media para ser aprovado fica em 450 pontos mais a redação onde não pode ter zerado, mais pode variar dependendo os cursos escolhidos.

O aluno em direito a escolher 2 cursos ao fazer a inscrição, dependendo da quantidade de alunos escritos para cada curso a nota de corte varia de acordo com o numero de vagas, os alunos com melhores notas ficarão com as vagas disponíveis.

As inscrição serão abertas 2 vezes por ano uma a cada semestre, explicaremos como funciona no próximo tópico.

Como funciona o SISU 2020

O aluno ao realizar a inscrição tem direito a escolher 2 opções de cursos onde não conseguindo nota suficiente para o primeiro continuará concorrendo para a segunda opção.

Comunicado importante o candidato tem direito a mudar as opções de cursos em quanto durar o processo seletivo SISU 2020, ai depois o aluno poderá acompanhar o seu lugar de classificação na nota de corte que pode variar da noite para o dia, até ser divulgado o resultado final.

alunos sisu 600x392 - SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado

Existem 2 modalidades em que o aluno pode concorrer em que seleciona aos e cadastrar no programa são elas.

  • Ampla concorrência;
  • Por cotas.
  • Para ser aprovado o aluno tem que nota boa e ficar no numero de vagas disponíveis no sistema, onde os alunos com as melhores notas serão aprovados.

    Quem pode participar do SISU 2020

    Todos podem participar mesmo não estando mais estudando, o critério é você ter terminado o ensino médio ou estar no ultimo ano, e fazer a prova do Enem do ano anterior, pois o aluno depende da nota de corte para ser aprovado as vagas do SISU 2020, é muito fácil participar.

  • Ter feito a prova do Enem no ano anterior a inscrição do SISU;
  • Obter uma nota maior que zero na redação;
  • Só é feito a inscrição no portal aqueles que compareceram nos dois dias de provas;
  • É necessário o uso do número da inscrição do Enem a ano anterior, como também a senha de acesso ao sistema.
  • Como fazer Inscrições SISU 2020

    O candidato tem que prestar atenção na abertura das inscrições SISU 2020 sendo 2 vezes por ano, ainda não tem datas, por isso o aluno tem que ficar atento acessando o site oficial do programa que disponibilizaremos abaixo.

    Para realizar o cadastro é bem simples, basta preencher algumas informações e escolhe 2 opções de cursos na instituição selecionada por região, siga as instruções abaixo.

  • Acesse o site do SISU http://sisu.mec.gov.br/;
  • Clique em “Fazer inscrição”;
  • Informe o número de inscrição do Enem e senha cadastrada;
  • Será aberta uma nova janela, onde você deverá informar até duas opções de cursos e universidades desejadas;
  • Escolha a modalidade que deseja concorrer as vagas: ampla concorrência ou por cotas;
  • Será necessário preencher o formulário com todos os dados pessoais solicitados pelo sistema.
  • inscriçoes sisu 2020 600x350 - SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado

    Depois é só ficar atento a sua nota de corte em quanto o processo estiver aberto você pode mudar suas opções de cursos escolhendo uma menos concorrida para aumentar suas chances.

    minha inscrição 600x253 - SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado

    Nota de corte e lista de espera do SISU 2020

    A nota de corte funciona como um vestibular na qual os alunos que obtiverem a nota mais alta para determinado curso ficará com as vagas do SISU 2020, por isso é essencial estudar bastante.

    Existe também a lista de espera que é aqueles candidatos que não conseguiram nota pra classificação, funciona da seguinte forma muitos alunos não aparecem no tempo estabelecido para efetuar a matricula na instituição escolhida e essas vagas ficam livrs sem ninguém.

    O sistema disponibiliza as vagas outra vez para alunos que estejam na lista de espera SISU, por isso se for aprovado preste atenção no prazo estabelecido para matricula.

    Resultado SISU 2020

    Para conferir o resultado SISU 2020 o aluno poderá consultar direito no site oficial do programa onde deverá entrar com login e senha os mesmos utilizados para fazer inscrição, ou ainda pode consultar no telefone do MEC, fornecendo algumas informações apra atendente fazer a consulta.

  • Telefone SISU: 0800-616161
  • site: http://sisu.mec.gov.br
  • resultado sisu 600x368 - SISU 2020: INSCRIÇÕES, Cronograma, Datas, Resultado

    Documentos da matrícula SISU 2020

    Documentos dependem muito da instituição escolhida,s e você foi aprovado na prova SISU 2020, é hora de comparecer na instituição escolhida com documentos necessários para efetuar a matricula, confira a lista abaixo.

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado do Ensino Médio e Histórico Escolar;
  • Título de eleitor (para os que tem acima de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (sexo masculino);
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *