Federais

Prouni 2020: Inscrições, Provas, Nota de Corte e Resultados

Vem aí o PROUNI 2020 programa de concessão de bolsas de estudos, por meio desse programa milhares de pessoas conseguiram sua tão sonhada formação acadêmica e agora pode ser a sua chance de entrar na faculdade com ajuda financeira do PROUNI 2020, saiba como estar dentro dos requisitos exigido do programa para ter direito a uma bolsa de estudo.

Prouni 2020 01 - Prouni 2020: Inscrições, Provas, Nota de Corte e Resultados
Prouni 2020

Saiba mais sobre o PROUNI

O Programa Universidade para todos foi criado a alguns anos pelo governo federal com a função de fazer chegar estudo universitário a classes mais favorecidas e assim garantir igualdade para que todos tenham chances de crescer profissionalmente e se desenvolver financeiramente.

Desde sua criação em 2016 cerca de 1.9 milhões de alunos ja se formaram com ajuda do programa estudantil, podendo conseguir bolsas parciais ou integrais, conforme veremos, sobre a concessão de bolsas.

Vestibular UNICAMP 2020
Vestibular UNIVESP 2020

Para participar do PROUNI 2020 é necessário ter feito o exame do ENEM e ter ficado acima da nota de corte para o curso escolhido, próximo tópico veja os requisitos necessários para participar.

Requisitos do PROUNI 2020

O programa foi criado para fornecer ajuda financeira a alunos de baixa renda, aumentando assim a quantidade de alunos com cursos universitários, pois para quem não tem uma boa condição financeira se torna difícil se formar na faculdade, por isso são exigidos alguns requisitos do PROUNI 2020, veja abaixo as exigências para participar do programa.

  • Ter estudado todo seu ensino médio em escolas públicas ou em escola privada sendo bolsista de forma integral;
  • Ter realizado a prova do ENEM e ter tirado, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • Atuar como professor na rede pública de ensino, exercendo magistério, mas podendo escolher apenas os curtos na categoria de licenciatura;
  • Ter sua renda familiar em um total de até um salário mínimo por pessoa para concorrer às bolsas integrais, e três salários para as parciais;
  • Não ter formação concluída em cursos superiores.

Prouni 2020 02 - Prouni 2020: Inscrições, Provas, Nota de Corte e Resultados

Bom se esta dentro desses requisitos vamos ver como fazer a inscrição para conseguir uma bolsa de estudo.

Nota de Corte do PROUNI

É muito importante analisar a nota de corte PROUNI 2020, ela varia de um curso para outro, ela consiste no numero de candidatos para o numero de vagas em determinado curso, onde as melhores notas ficarão com as vagas disponíveis.

Prouni 2020 03 600x338 - Prouni 2020: Inscrições, Provas, Nota de Corte e Resultados

Por tanto uma boa analise em quanto o cadastro estiver aberto você poderá alterar as opções de cursos escolhidos, podendo escolher até 2 opções onde a primeira é o curso principal e outro secundário em caso de não atingir a nota de corte para a primeira opção.

É importante estar conferindo sempre para analisar sua real chance de ser aprovado para o curso desejado.

Inscrições Para PROUNI 2020

Ainda não temos a data exata das inscrições do PROUNI 2020, com base em anos anteriores podemos dizer que as inscrições abrem a partir do final de janeiro, antes o candidato tem que ser aprovado no exame do Enem do ano anterior, basta preencher o cadastro para concorrer a bolsas de estudo.

  • Entre no site oficial do programa http://prouniportal.mec.gov.br/
  • Após ser redirecionado, preencha todos os campos com seus dados;
  • Responda corretamente o questionário completo;
  • Escolha a opção do curso que deseja concorrer;
  • Confirme sua inscrição para encerrar.

Prouni 2020 inscrições 600x320 - Prouni 2020: Inscrições, Provas, Nota de Corte e Resultados

Resultados do PROUNI 2020

O resultado PROUNI 2020 será divulgado no site oficial do programa do, onde seu nome aparecerá na lista de aprovados, para conferir basta entrar com login e senha os mesmos usados na inscrição.

Para saber o resultado o candidato terá que aguardar uns dias depois da prova, sendo um período onde os candidatos ficam bastante apreensivos.

mortarboard 3 - Prouni 2020: Inscrições, Provas, Nota de Corte e Resultados

Se você estiver na lista de aprovados terá prazo de 2 dias para comparecer na instituição escolhida para efetivar a matricula, juntamente com os documentos necessários, caso não parece sua vaga poderá ser destinada a outros alunos.

Lista de espera do PROUNI 2020

Como foi mencionado acima caso o candidato não apareça para fazer a matricula no tempo estipulado pelo programa, a vaga será destinada a outro aluno, o numero de alunos que não aparecem para fazer a matricula é grande.

Você poderá ser aprovado na lista de espera do PROUNI 2020, basta espera alguns dias o contato da equipe do programa, caso contrario poderá tentar uma vaga no ano seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *